Postado em 19 de Junho de 2019 às 17h38

ARQUITETURA E SAÚDE

Arquitetura (2)

Ao se falar de Projeto para Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) devemos ter consciência do atendimento a diversas leis, decretos, portarias, normas e principalmente a Resolução RDC nº 50, publicada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que normatiza a elaboração de projetos físicos de qualquer edificação destinada a prestação de assistência à saúde da população.

A complexidade deste tipo de projeto é notada basicamente nas especificidades e particularidades de cada segmento, seja em regime ambulatorial, de internação, de pronto-atendimento ou de apoio ao diagnóstico e terapia. Tanto para hospitais, clínicas ou consultórios, o profissional precisa estar ciente das atividades, dos equipamentos, das instalações e dos materiais de acabamento indicado para cada necessidade.

Tanto para projetos novos quanto para ampliações e reformas, que são bastante comuns na área da saúde, a compreensão de todo o processo de funcionamento e atendimento do EAS é muito importante. Conhecer os fluxos, os equipamentos, a gestão dos resíduos, as adequações de acessibilidade, e equacionar esses itens já no início do projeto auxiliam na economia e planejamento de toda a obra. Todos esses fatores precisam ser assimilados para que se tenha uma concepção criativa e funcional.

Outra particularidade da arquitetura hospitalar são os aspectos de flexibilidade e versatilidade. As soluções de layout e de estrutura devem ser projetadas para que a edificação proposta não fique engessada e que permitam a alterações e adequações futuras. E como as instalações também são um ponto crítico no projeto, é imprescindível pensar na facilidade de manutenção e conservação desses sistemas. E assim como para todos os projetos, para que se atenda a todas essas premissas e evitar problemas durante a execução desses empreendimentos, a compatibilização dos projetos é imprescindível.


ALEXANDRE BEDIN PEREIRA
Arquiteto e Urbanista
Especialista em Arquitetura e Engenharia de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde

Veja também

Projeto de Reforma Residencial18/10/17 Quando se fala em Reforma Residencial deve-se antes de mais nada buscar orientação profissional, que deve ser dada por um Arquiteto(a) e Urbanista, e também por um Engenheiro(a) Civil. Assim como uma obra nova, uma Reforma deve ter como ponto de partida um projeto, no qual se registra todas as aspirações do cliente e se avalia a viabilidade da construção....

Voltar para Notícias