Postado em 25 de Novembro de 2016 às 09h17

Telhado Verde e Jardim Vertical | Ecotelhado

Ecotelhado ou Telhados Verdes

O Ecotelhado® difere dos sistemas convencionais de cobertura com terra ou substrato, pois é capaz de armazenar água da chuva e reciclar águas cinzas e/ou negras do próprio edifício.

Ele pode ser classificado como um sistema semi-hidropônico, evitando o sobrepeso desnecessário gerado pelo do uso de substrato ou terra ao armazenar água na própria laje, embaixo da vegetação.

É necessário ter uma impermeabilização de PVC, específica para telhados verdes, onde há a total proteção anti-raízes.

Confira o vídeo explicativo sobre o sistema.

As soluções disponíveis se dividem em duas categorias:

SISTEMAS LAMINARES

Indicados para lajes planas, por reterem uma quantidade maior de água. Nesses casos é possível utilizar o Sistema Laminar Alto ou Médio.

O Sistema Laminar Alto Ecotelhado® é composto pelo Ecodreno®, um módulo rígido, preto, feito de plástico reciclado com dimensões de 0,30 x 0,33 x 0,18m. Retém 160 l de água por m². Compõem o sistema também a Membrana de Absorção, Substrato Leve Ecotelhado®, Argila Expandida, Gel e Membrana Anti Raízes.

O Sistema Laminar Médio Ecotelhado® é composto pelo Módulo Piso Nuvem®, um módulo semi-flexível, feito de plástico reciclado, com dimensões de 0,40 x 0,40 x 0,07m e retenção de 50 l/m² de água. Compõem o sistema também a Membrana de Absorção, Substrato Leve Ecotelhado®, Argila Expandida, Gel e Membrana Anti Raízes.

SISTEMA ALVEOLAR

Indicado para telhados inclinados com inclinação máxima de 30%. Nesse caso, deverá ser utilizado com uma vegetação mais rústica, pois como ele não pode reservar água como os Sistemas Laminares ele depende de irrigação automatizada. Nesses casos, utiliza-se o sistema Modular Leve Ecotelhado®.

O Modular Leve Ecotelhado® é composto pelo Módulo Plástico Alveolar Ecotelhado®, semi-flexível, feito de plástico reciclado com espessura de 1400 micras nas dimensões de 140 x 115 x 3,5 cm, com retenção de água de 35 l/m². É constituído também pela Membrana de Absorção, Substrato Leve Ecotelhado® e Membrana vegetada de Boldo (opcional).

Jardins Verticais

Os jardins verticais podem ser formados por três tipos de sistemas: Canguru, Espiral e Brise Vegetal.

Jardim Vertical Canguru
É formado por floreiras projetadas para reservar água e repassar o excedente ao vaso de baixo, formando um efeito cascata até o último recipiente.

O sistema de parede verde possui um controlador automático de irrigação, que é ligado à rede de água, onde o tempo de rega e a periodicidade podem ser determinados.

As jardineiras do jardim de parede possuem aberturas na parte inferior por onde passa o excedente de água e também permite o crescimento e a comunicação das raízes do módulo superior com o inferior, gerando um crescimento natural da vegetação.

É formado por:
- Módulos de Jardim de Parede Canguru com dimensões externas de 45 cm de comprimento por 14 cm de espessura, 10 cm de profundidade;
- Cremalheiras galvanizadas de diversas alturas;
- Argila Expandida;
- Parafusos e Buchas;
- Kit de irrigação (opcional).

Sistema Espiral

É constituído por floreiras com capacidade de articulação, permitindo a incidência facilitada de luz solar sobre a vegetação, fazendo com que ela se desenvolva com maior eficiência.

Pode ser utilizado como um jardim interno ou externo e possui reservatório de água e irrigação automatizada, sendo ideal para hortas urbanas em pequenos espaços.

É constituído por módulos articulados com reservatório de água e irrigação automatizada.

Brise Vegetal

Tem como finalidade cobrir a fachada de prédios, protegendo contra o acúmulo de energia solar. É formado por floreiras e cabos de aço aonde as plantas irão se desenvolver e cobrir a fachada.

É composto por uma grande floreira feita sob medida que é fixada na parte externa do prédio e cabos de aço, por onde as plantas – em geral trepadeiras – vão se fixar e cobrir toda fachada do prédio.

Vantagens e características

Todos os sistemas da Ecotelhado® devolvem a vegetação para as cidades, gerando diversos benefícios como o conforto térmico, que muitas vezes faz com que o sistema seja economicamente vantajoso devido à economia de energia gasta com climatização.

Além do aumento da qualidade de vida gerado para as pessoas que estão em contato com o verde.

- Diminui a poluição do ar, melhorando a qualidade e umidade do ar;
- Isolamento acústico e térmico;
- A cobertura vegetal se encarrega de dissipar ou consumir a energia gerada pelo calor do sol pela evapotranspiração e pela fotossíntese, reduzindo significativamente a amplitude térmica do interior do prédio;
- Ótima solução para a redução das ilhas de calor nos centros urbanos, diminuindo o consumo do ar condicionado e auxiliando no conforto térmico do micro e macro ambiente externo;
- Contribui para a maior durabilidade dos prédios, pois diminui a amplitude térmica;
- Aumenta a oportunidade de convívio com a natureza em diferentes locais;
- Agrega valor estético aos centros urbanos e ambientes internos;
- Contribui significativamente na pontuação de certificações como LEED®.

Aplicações

Os sistemas de telhado e parede verde podem ser aplicado em usos diversos:

- Residências;
- Edifícios comerciais e residenciais;
- Restaurantes;
- Instituições de ensino;
- Indústrias;
- Hotéis, Resorts, clubes.

Fonte: Archdaily

Neocon Arquitetura - Chapecó/SC - Alveolar - Theatro São Pedro
Alveolar - Theatro São Pedro
Neocon Arquitetura - Chapecó/SC - Brise Vegetal
Brise Vegetal
Neocon Arquitetura - Chapecó/SC - Canguru - Colégio Panamericano
Canguru - Colégio Panamericano
Neocon Arquitetura - Chapecó/SC - Canguru - Paseo
Canguru - Paseo
Neocon Arquitetura - Chapecó/SC - Espiral
Espiral
Neocon Arquitetura - Chapecó/SC - Laminar Alto - Itu SP
Laminar Alto - Itu SP
Neocon Arquitetura - Chapecó/SC - Laminar Médio - Porto Alegre RS
Laminar Médio - Porto Alegre RS
Neocon Arquitetura - Chapecó/SC - Minimod
Minimod
Neocon Arquitetura - Chapecó/SC - Raízes Laminar
Raízes Laminar

Veja também

Propostas cidadãs de conexões cicloviárias são aprovadas e viram projeto em São Paulo24/11/16 Mais do que acompanhar as políticas públicas, é preciso atuar proativamente. E é nesse sentido que cidadãos de São Paulo se mobilizaram para propor novas conexões para a ciclovia “Ceagesp-Parque Ibirapuera” – conhecida como Ciclovia da Faria Lima, mas que hoje já vai muito além da avenida de mesmo nome. Em 2016, quase 1......
Projeto de Reforma Residencial18/10/17 Quando se fala em Reforma Residencial deve-se antes de mais nada buscar orientação profissional, que deve ser dada por um Arquiteto(a) e Urbanista, e também por um Engenheiro(a) Civil. Assim como uma obra nova, uma Reforma deve ter como......
ARQUITETURA E SAÚDE19/06/19 Ao se falar de Projeto para Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) devemos ter consciência do atendimento a diversas leis, decretos, portarias, normas e principalmente a Resolução RDC nº 50, publicada pela ANVISA......

Voltar para Notícias